terça-feira, 20 de maio de 2008

Famílias afetadas por terremoto em Itacarambi (MG) recebem novas casas


9/05/2008 - 16h09


O governo do Estado de Minas Gerais entregou nesta segunda-feira 76 casas para moradores de Itacarambi, atingidos em dezembro do ano passado por um terremoto. A construção das casas custou R$ 1,55 milhão ao governo. Residências foram construídas com sistema "anti-tremor".

Moradores do distrito de Caraíbas foram os mais prejudicados pelo tremor, que aconteceu no dia 9 de dezembro.

O tremor atingiu 4,9 graus na escala Richter, danificou imóveis, feriu seis pessoas e causou a morte da menina Jessiane Oliveira Silva, 5, a primeira por conseqüência de um terremoto no país.

Segundo o governo do Estado, do total investido na construção das moradias, R$ 700 mil foram injetados diretamente na economia de Itacarambi, já que os materiais de construção como tijolos, areia e brita foram comprados no município.

Prevenção

Em virtude de a região ser propícia a abalos sísmicos, a Cohab (Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais) optou pela construção da base das residências pelo sistema radier --uma placa de concreto armado com dez centímetros de espessura, sobre o qual é erguida a construção. Assim, se ocorre alguma movimentação do subsolo, ao contrário das construções convencionais, as novas casas não sofrerão conseqüências, como trincas, por exemplo.

Esse sistema, segundo o diretor de Desenvolvimento e Construção da Cohab, José Antônio Costa Cintra, é utilizado onde as sondagens geológicas mostram que o terreno não é bom.
"Em Itacarambi, poderíamos ter construído pelo sistema tradicional, mas achamos mais prudente utilizar o radier", disse o diretor.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial